Do dimensionamento à gestão de todas as etapas: BYD passa a oferecer EPC para grandes usinas fotovoltaicas

Companhia que já atingiu a marca de 2,3 milhões de módulos fotovoltaicos produzidos no país, aumenta sua atuação no mercado com a missão de fortalecer o setor de energia limpa nacional

O EPC envolve estudos e dimensionamento para entender a demanda do local, todo o processo de engenharia executiva, planejamento de aquisição, implantação, execução e gerenciamento das usinas.

Em linha com o objetivo de tornar o mundo mais sustentável, a BYD Energy, além de módulos fotovoltaicos, passa a oferecer ao mercado o EPC (engineering, procurement and construction), ou seja, o desenvolvimento do projeto de grandes usinas solares do início ao fim. O serviço envolve estudos e dimensionamento para entender a demanda do local, todo o processo de engenharia executiva, planejamento de aquisição, implantação, execução e gerenciamento das usinas.

“O nosso objetivo é fortalecer o mercado de energia limpa no Brasil e atuar como uma aliada neste contexto com nossa expertise de criação de soluções e serviços qualificados e alto conhecimento técnico. A sustentabilidade é o foco da BYD, tanto com a produção de carros elétricos quanto com soluções de energia solar”, afirma Sócrates Rodrigues, diretor de projetos da BYD Energy, que conta que o EPC da companhia atende também demandas de clientes de pequeno porte.

Com solução as a service, a companhia age desde a identificação da demanda de energia do cliente até a manutenção da usina durante todo o período da garantia técnica, que pode durar de 6 a 12 meses. Na fase inicial, a equipe de engenharia, com expertise em desenvolvimento de projetos, fornece todas as soluções personalizadas, estudos e dimensionamentos, respeitando todas as normativas, além da utilização de softwares e ferramentas adequadas e elaboração de memoriais e quantitativos, garantindo precisão executiva e controle de custos, além do suporte dos consultores e de um time de P&D da própria BYD.

Já na etapa de planejamento de compras e aquisições, entra em cena a equipe especializada em cadeia de suprimentos, que ativa o sistema de qualificação de fornecedores, o acesso a especialistas em importação e nacionalização, o setor de logística e suprimentos dedicado ao projeto e ainda o tempo reduzido de operação e resolução de problemas.

Feito todo esse processo, a construção é realizada por parceiros qualificados em execução de obras e com a expertise comprovada em todas as disciplinas (elétrica, civil e mecânica), seguida do gerenciamento de obras, com o monitoramento e controle através de indicadores de desempenho, a gestão de fornecimento e execução de subcontratados, a gestão da qualidade e de riscos, a fiscalização de obra e ainda o setor jurídico dedicado ao acompanhamento de todo o ciclo do projeto.

“O EPC é mais um serviço que vem pra agregar no leque de soluções e serviços da companhia que contribui 100% com a sustentabilidade do país. Agora com a oferta, a BYD contribui ainda mais para o crescimento do setor”, conclui Rodrigues.

Rolar para cima