BYD é a primeira montadora do mundo a ter certificação ESG para as concessionárias da marca, validada por certificadora independente

Iniciativa realizada em parceria com a VCOne e ICV Brasil retrata compromisso
da empresa a partir de boas práticas ambientais, sociais e de governança

A gigante global BYD inovou mais uma vez. A empresa se tornou a primeira montadora do mundo a ter certificação ESG – sigla em inglês para “Environmental, Social and Governance” (ambiental, social e governança, em português) –, voltada às concessionárias da marca no Brasil. A certificação é válida por três anos e realizada pela empresa ICV Brasil. O conceito ESG é um conjunto de diretrizes e recomendações para consolidar boas práticas ambientais, sociais e de governança dentro das organizações, trazendo impactos positivos para a sociedade como um todo. Esse assunto tão atual no mundo corporativo já está inserido no dia a dia da marca e agora também no cotidiano dos concessionários.

Para receber a certificação, cada concessionária BYD passa por um processo que inclui alguns tópicos, como o envio de um relatório com documentos necessários para que seja feito um completo diagnóstico. Treinamento, implementação de requisitos obrigatórios e auditoria interna para verificar se as ações estão sendo atendidas são etapas fundamentais para que a concessionaria possa solicitar a certificação.

“A certificação reforça nosso compromisso de cumprir aspectos de qualidade ambiental, social e de governança, fornecendo subsídios que comprovem transparência e valorização da marca”, destaca Henrique Antunes, diretor de Vendas e Marketing da BYD Brasil.

Diversos indicadores são necessários para a certificação. No caso de meio ambiente, por exemplo, são considerados os objetivos e as metas ambientais, gestão de resíduos, economia de água e até a utilização de matérias-primas orgânicas, que privilegiem a economia local. Quando o assunto é social, a certificadora avalia diversos itens, como a existência de programas de voluntariado e saúde mental dos colaboradores, além de considerar a relação entre o salário base e as remunerações recebidas pelas mulheres.

“Somos um grupo composto por empresas com diferentes expertises, líder do mercado automotivo, com soluções conectadas e inteligentes, de impacto positivo para os negócios, as pessoas e o planeta. Nosso trabalho segue padrões globais e interligados da ONU. Estamos felizes em implantar este projeto pioneiro junto com a BYD Brasil”, diz Brenno Cavinato, diretor da VCOne. Sua empresa, levou a ideia de certificação ESG ao mercado, em parceria com a ICV Brasil, pioneira no país na prestação de serviços especializados em inspeção, certificação, vistoria e treinamentos.

Primeiras concessionárias certificadas

As primeiras concessionárias da rede BYD que realizarão o processo de certificação e deverão receber os selos ESG em breve são: BYD Carmais, de Natal; BYD Dahruj de São Paulo; BYD Vega, de Belém (PA) e a BYD Original (Grupo Automob), de São José dos Campos.

Segundo Rodrigo Ventura, diretor da BYD Carmais, “entendemos que fazer parte dessa revolução no setor automotivo tem um papel social muito importante, garantindo a sustentabilidade de um setor que cria muitos empregos, além da geração indireta com postos de recarga, industrias de carregadores, acessórios. É um novo negócio e ficamos felizes com o nosso pioneirismo junto a BYD Brasil”.

Para André Scinocca, diretor da BYD Dahruj, o momento é de extrema importância para a sua concessionária. “Temos orgulho de estarmos entre as primeiras concessionárias BYD no Brasil a receber a certificação. A pauta ESG é fundamental para nós e para a marca e nos une em prol do desenvolvimento mundial”, afirma.

Opinião semelhante compartilha Paulo Mutran Vega, diretor executivo da BYD Vega, principalmente no aspecto social. “Cuidar das pessoas também é parte fundamental nos negócios. Trabalhamos para preservar a diversidade no nosso quadro de funcionários, buscamos contribuir com a inclusão social e preservar a saúde e segurança dos nossos colaboradores. Buscamos estimular a participação dos clientes nos programas de performance da montadora e revertemos os resultados em benefícios para as comunidades carentes locais”, conclui.

“Temos a governança sustentável como um dos nossos mais importantes pilares, assim como todas as demais empresas controladas do grupo. E isso inclui a Automob, através da Original Concessionária, representante da marca BYD nos estados de SP, MS e MA. Serão seis novas lojas da marca, que irão traduzir esses desafios da gestão socioambiental no país. É uma grande oportunidade de ampliar a cada dia as práticas sustentáveis essenciais para o futuro da sociedade”, afirma Alessandro Soldi, diretor-presidente de marcas premium da Automob.

Participação ativa

A BYD Brasil vem se destacando cada vez mais em ações voltadas à sustentabilidade. O tema está em constante evolução na empresa. Em 2020, por exemplo, lançou seu primeiro relatório sobre o assunto. O documento, que já está em sua 2ª. edição (https://bit.ly/3F9D22X), visa estreitar o relacionamento da marca com seus diversos stakeholders e prestar contas de seus projetos e os resultados alcançados.

 

Documento anual mostra ações realizadas globalmente com a proposta de oferecer uma vida melhor à sociedade

Relatório de Sustentabilidade BYD, em sua segunda edição

Em abril de 2021, a BYD Brasil passou a integrar o Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

No mesmo ano, a empresa passou a integrar ao Acordo Ambiental São Paulo, que tem como objetivo incentivar empresas paulistas, associações, municípios a assumirem compromissos voluntários de redução de emissão de gases de efeito estufa, a fim de conter o aquecimento global abaixo de 1,5ºC.

Já em 2018, a BYD Brasil se tornou empresa membro líder do Programa de Logística Verde do Brasil (PLVB). Trata-se de um grupo de empresas privadas que tem compromisso com a responsabilidade socioambiental e se empenha em adotar ações concretas dentro da sua cadeia produtiva para reduzir a intensidade das emissões de gases de efeito estufa, melhorando a eficiência logística e do transporte de carga no Brasil.

Rolar para cima